terça-feira, 1 de abril de 2008

Série Mitologia nº. 1: Loki


Enigmático, volúvel, astuto, invejoso, misterioso e, certamente, uma das personagens mais fascinantes daquelas que freqüentam o panteão nórdico. Essas são algumas das palavras que servem para definir Loki, o deus da trapaça, dos truques e do sexo. Assim como a sua história, Loki é complexo, pois filho de gigantes – inimigos mortais dos deuses nórdicos, ele reside junto a eles em Asgard (o reino dos deuses), graças a uma promessa feita por Odin, o todo-poderoso dos deuses nórdicos. Tal promessa fez com que se tornassem irmãos de sangue, no sentido pactual.

Essa ligação com Odin deu-lhe poderes que ser algum de sua raça possuía, como por exemplo, a transformação em outros seres. Mas Loki é filho do gigante Farbauti e da giganta Laufey, que deu à luz após ser atingida por um raio disparado por seu marido.

Suas proezas foram muitas e em diversas ocasiões causaram muitos danos, inclusive físicos, aos deuses. Mas com a mesma rapidez que as cria ele as desfaz. Uma de suas façanhas que merece destaque foi a ocasião em que seduziu e levou para a cama todas as deusas nórdicas. Depois ele vangloriou-se do acontecido para os maridos traídos.

Outra de suas mais conhecidas e, com certeza, a mais terrível de suas artimanhas resultou na sua queda: a morte de Balder, o deus da luz e um dos filhos preferidos de Odin. O bondoso e popular deus Balder sofria de terríveis pesadelos, nos quais era assassinado. Odin então decidiu tomar algumas providencias para evitar a morte do filho e enviou Friga (a deusa-mãe da dinastia dos Aesir na mitologia nórdica), com a missão de fazer com que todas as coisas jurassem não fazer mal a Balder. No entanto, Loki disfarçou-se de mulher e teve uma conversa com Friga, onde a convenceu de que uma planta não prestara o juramento: o visco, pois a deusa julgara esta inofensiva a Balder. A morte do deus da luz foi causada por uma flecha, feita a partir desse visco, por Loki, que por sua vez enganou Holder, o deus cego, fazendo com que este atirasse em Balder matando-o. Como punição Loki foi aprisionado por Thor em uma caverna nas profundezas da Terra. Amarrado a três pedras com as entranhas de um dos seus filhos, onde espera o fim dos tempos de onde voltará para tomar o seu lugar como líder dos exércitos dos inimigos dos deuses. Tal acontecimento é conhecido como Ragnarök, o fim dos tempos.

8 comentários:

Gabriela Noronha disse...

gostei da imagem!
hahahhahaa
x)

Anônimo disse...

LéOo.
Loki..tem esse Deus num jogo meu aki!!
Age of Mythology!!
heheh

abraço aê juniN!!
flw

Daniella Gonzaga disse...

Já falei para o junior q não gosto de dccomics, a não ser o batman...mas ficou legal a postagem! o Loki é muito mais legal que o Thór, o que acha Josenanes, concorda ou discorda?

Anônimo disse...

Eu concordo com a Dani....
Thor é meio bobão.. oO
\o/

J. Junior disse...

Loki eh o maximo, tanto o personagem da Marvel, quanto ao da mitologia que o inspirou...ambos são fantasticos, pois possuem uma historia e diversas caracteristicas que o faz um grande personagem!

=D

t+

flws

Yuricka disse...

adoroo mitologia...
conheço pouco da mitologia nórdica, sei mais da grega e ultimamente tenho lido um pouco da egípicia! mas é uito interessante, do loki em particular eu já tinha ouvido flar e procurado um pouco a respeito.. como diz alguem num post aki.. ele é famoso em alguns jogos! ^^

bjobjo

Pod papo - Pod música disse...

oi, eu estava passeando aqui pelo seu blog e estou deixando um comentário só pra marcar presença rs!!!
Gostei muito do seu blog!!!

Victor Gadder disse...

Tá precisando atualizar o blog querida!